quinta-feira, 3 de maio de 2012

Associação dos Artistas de Baturité homenageia as mães

Poesias de Mulheres para Mulheres


Poeta:   Ana Maria Nascimento

Estrela Maior


Minha mãe está distante,
seguindo a divina luz,
no caminho fascinante
de nosso Mestre Jesus.

Vive em plena melodia,
mas o grande amor materno
é o que mais irradia
aquele sorriso terno.

Ao seguir caminho avante,
sabe que seu coração
não deixou deser constante
na louvável proteção.

Embora esteja no além
o seu carinho fraterno
não se esqueceu de ninguém
quando se tornou eterno.

Mãe
Mãe! Seu laço de ternura
Prende pelo coração
E a todos nós assegura
Infinita proteção.

Mãe! Infinda juventude
Que rega nosso caminho
Com a agradável virtude
De seu imenso carinho.

Mãe! Espelho de verdade
Que conduz sabedoria
Sem nenhuma falsidade
Brotando em flor de alegria

Mãe! Força transformadora
Que torna tudo bonito;
A fonte consoladora
Jorrando amor infinito.

Mãe! Uma Esplêndida rosa
Que ornamenta nossa vida
De pétala veludosa,
Por isso, a flor preferida.


PERDÃO MINHA MÃE!


Poeta: Gracinda Calado

Perdão minha mãe pelo sangue que suguei de ti,
Roubando toda a tua seiva.
Perdão pelas vezes que tirei do teu peito o meu
 Sustento , a tua energia.
Pelas vezes que não te deixei dormir, roubando-te
As horas preciosas de descanso!
Pelas vezes que não te ouvi desprezando os teus conselhos.
Pelas horas de agonia, pelos sustos , quando eu
Estava doente e te preocupavas.
Perdão minha querida mãe, pelas peraltices de criança
Levada , te obrigava a me dar um castigo ou umas palmadas...
Pelo teu desvelo, teu carinho e toda a tua dedicação,
Nas noites frias de inverno  me envolvias, e me
 Cobrias  de beijos, nas caladas da noite,
Sem reclamar nada!
Perdão pelo tempo que te roubei no teu sossego,
Nos teus passeios e em tuas horas de lazer!
Perdão pelas vezes que não ouvi os teus sábios conselhos.
Desprezei-os nos momentos de decisões da minha vida,
E arrependi-me loucamente!
Perdão minha mãe pelos momentos de impotência
Quando te vi doente e não pude fazer nada para te salvar!
Perdão, mil vezes perdão, mãe querida pelos meus erros
E minha indiferença aos teus conselhos sábios,
Que tanta falta fizeram em minha vida!
Minha mãe, sinto-me  perdoada porque sei e conheço
O teu coração grandioso de mãe verdadeira,
E de mulher  devotada, carinhosa e feliz!
Abraça-me mãe querida neste teu dia das mães                                      
---------------------------------------------------------------------------------------------

CANÇÃO PARA ANTONIÊTA

Poeta: Gracinda Calado

Em um grande voo subiste para o céu!
Teus pés não alcançam mais  o chão que tu pisaste
Em toda a tua vida!
Teu corpo não sente mais as impurezas da carne fétida!
Teu olhar se transformou em luz divina e teu
Sorriso em divinal pureza!
Sinto teu abraço apertado cheio de amor e luz!
Resplandece em ti a graça de Deus e o véu do
Universo em festa se abre para te receber!
As mãos de Deus se abrem para te abraçar
E envolver-te em esplendida eternidade!
Divino é o teu sorriso cheio de esperança e paz!
O teu amor é maior que o vento que cobre o universo!
Já não vives comigo, mas existes para me proteger,
E eu viverei para sempre para te amar, minha mãe!

(Dedicado a minha querida mãe Antonieta, depois de sua morte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário