segunda-feira, 4 de junho de 2012

Festival Música no Maciço de Baturité - INSCRIÇÕES‏

Durante uma semana, entre 14 a 20 de julho, no município de Baturité, os estudantes de música de todo estado do Ceará poderão participar de um momento único e grandioso. O Festival Música no Maciço de Baturité surge como uma opção cultural de formação de músicos no calendário cearense e conta com uma programação qualificada de aulas práticas e teóricas, workshops, shows e recitais. Arte, educação e fomentação cultural estão aliadas ao Festival que celebrará a música popular brasileira.
Uma nova perspectiva de desenvolvimento sociocultural e econômico. É por meio do ensino musical, da formação de residências artísticas com grandes nomes da música regional e nacional, que moradores da região serrana cearense, interessados por música, poderão compartilhar experiência, conhecimento e vivenciar um momento cultural único com sede na cidade de Baturité, localizada aproximadamente a 100 km de Fortaleza.
Os ganhos sociais pretendidos pelo projeto visam à construção integral de cada participante enquanto pessoa cidadã. Promover capacitação e empoderamento social desse público é permitir sua inclusão social, transformando-os em cidadãos capazes de fazer escolhas a partir da formação de capital cultural e social.
A música, enquanto prática social, produzida e vivida por pessoas, é uma instância privilegiada de socialização por exercitar as capacidades de ouvir, compreender e respeitar o outro.
Inscrição
As inscrições são gratuitas e devem se feitas AQUI.
Só é permitida a inscrição para maiores de 16 anos.
Vagas
São ofertadas 150 vagas, para estudantes de música de nível médio (que possuem noções básicas sobre o instrumento e alguma experiência na prática musical), dividas da seguinte maneira:
• 30 vagas destinadas a estudantes de Baturité.
• 70 vagas para estudantes de municípios e localidades pertencentes à grande região do Maciço de Baturité, com direito a alojamento, alimentação e transporte.
• 50 vagas para estudantes dos demais municípios do estado do Ceará.
As inscrições estão abertas entre 01 a 15 de junho e são gratuitas, somente para maiores de 16 anos.
Seleção
Após responder à ficha de inscrição completa, os inscritos passarão por uma primeira fase de seleção feita pela coordenação pedagógica do projeto.
O maiores de 16 anos que preencherem corretamente o formulário automaticamente estarão aptos a participar da segunda etapa de seleção, que consiste numa audição obrigatória, entre 25 a 27 de junho de 2012, em Baturité e, se necessário, em outro município. A equipe de produção do Festival entrará em contato com os inscritos para demais informações sobre horário e localidade.
Informamos que nessa segunda etapa de seleção serão necessários a apresentação do original e cópia dos seguintes documentos: CPF, RG e comprovante de endereço.
O resultado desta seleção será divulgado neste site, no dia 2 de julho.
Cronograma de Seleção:
01 a 15 de junho - Inscrições pelo site.
25 a 27 de junho - Audição dos inscritos aceitos.
02 de julho - Divulgação dos selecionados.
02 a 05 de julho - Confirmação da participação dos selecionados.
Hospedagem, alimentação e transporte
Alunos de municípios e localidades pertencentes à grande região do Maciço de Baturité – cidades de Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Capistrano, Itapiúna, Aracoiaba, Acarape, Redenção, Barreira e Ocara – exceto Baturité, serão os únicos com direito a alojamento, alimentação e transporte gratuitos.
Programação
O Festival contempla a realização de 24 oficinas, 3 workshops e 15 concertos musicais.
Oficinas

No total, serão oferecidas 24 oficinas para alunos de nível iniciante, sendo 08 de Prática Instrumental, 07 de Prática de Conjunto e 09 de Exploração da Linguagem Musical, das quais 06 serão abertas à comunidade.

Cada aluno participará de 03 oficinas, sendo uma delas, obrigatoriamente, de Prática Instrumental.

Prática Instrumental: consiste em 8 oficinas, voltados para iniciantes que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos. É necessário já possuir noções básicas e alguma experiência na prática do instrumento escolhido.

Número de vagas por oficina: 15.

1. Violão/viola brasileira/ 7 cordas
2. Flauta doce/pife/escaleta
3. Clarinete/Sax/ Flauta transversa
4. Canto/Voz como instrumento
5. Bateria/pandeiro
6. Contrabaixo elétrico
7. Guitarra elétrica
8. Piano/teclado

Exploração da Linguagem Musical: consiste em 09 oficinas, dos quais 06 são destinadas exclusivamente aos 150 alunos inscritos e 03 são abertas tanto aos alunos quanto à comunidade. As oficinas exclusivas versam sobre tópicos dos conhecimentos musicais específicos da área. Por sua vez, as oficinas abertas versam sobre tópicos de interesse
geral, ou que não necessitam de formação específica prévia. Oficinas, com o respectivo número de vagas:

*Exclusivas para inscritos:
1. Arranjo/composição (20)
2. Harmonia/ Análise (20)
3. Improvisação na música brasileira (25)
4. Prática de leitura musical (30)
5. Prática de regência/ Direção musical (10)
6. Percepção musical (20)

*Abertas (limite de vagas: lotação do auditório)
1. História da Música Brasileira
2. Beatbox/ percussão vocal
3. Percussão criativa

Prática de conjunto: consiste em 07 oficinas, formadas por alunos das diversas práticas instrumentais, orientados para desenvolver a atividade musical em grupo e trabalhar questões de performance e repertório. Os grupos apresentarão os resultados destas oficinas em concertos musicais pela noite, nos últimos dois dias do evento, 19 e 20 de julho.

Número de vagas por oficina: 15
Workshops
Realizados em formato misto de palestra, bate-papo e pocket-show, os workshops contém proposta de unir apreciação e informação sobre o conteúdo musical em torno de um objetivo comum: homenagear um artista relevante ao cenário musical brasileiro, relevando aspectos de sua obra e de sua trajetória artística. Serão oferecidos 03 workshops, que ocorrerão no turno da noite, antes do concerto principal, com músicos convidados.
Concertos musicais
Os concertos ocorrerão no turno da noite, encerrando as atividades diárias com a fruição musical e oportunidade de prática de performance para os alunos. Serão 08 concertos feitos pelas turmas de Prática de Conjunto, e 07 de artistas/grupos renomados, convidados pela produção do Festival.
Corpo Docente
O corpo docente do Festival será composto por 8 professores e 1 coordenadora pedagógica. Cada professor ministrará 03 oficinas com carga horária total de 46,5 h/a.
Coordenadora Pedagógica
Luciana Gifoni é professora do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará. Ministra disciplinas de Treinamento Auditivo, Estética, Etnomusicologia e Metodologia da Pesquisa em Música. É responsável pela direção do grupo Doce de Flautas, vinculado ao projeto de iniciação artística Grupo de Flautas da UECE. É Mestre em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-Unesp), na área de Etnomusicologia. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Sócia fundadora e atual vice-presidente da associação Amigos do Piano do Ceará (APICE). Como flautista, integra os grupos de câmara Ad Libitum e Syntagma, tendo participado do seu segundo CD, intitulado Miracula (2005).
Professores
David Calandrine é músico violonista, compositor e arranjador. Professor do Conservatório de música Alberto Nepomuceno, onde leciona violão e prática de conjunto. Foi coordenador do Festival Cearense de Violão (2010/2011), e diretor musical do Quintessência (quinteto de violões). Em 2010 gravou o CD Preservação da Cultura Violonística do Ceará, com obras de compositores autodidatas, resultado da pesquisa do professor José Mário de Araújo. A convite da Professora Luciana Gifoni, em 2006, gravou o CD Cantares Bohêmios, com composições de Ramos Côtoco. Vencedor do 1º festival da FM UNIVERSITÁRIA (2010) na categoria música instrumental. Atualmente é integrante do grupo Sintagma.
Nivaldo Ornelas é saxofonista, flautista, compositor e arranjador. Foi um dos fundadores do "Berimbau Jazz Clube", ponto de encontro dos músicos mineiros nos anos 1960. Logo depois, participou do "Clube da Esquina". Fez parte do grupo que acompanhava o cantor Milton Nascimento (Som Imaginário). Nesse período, gravou quatro álbuns: "Clube da Esquina", "Milagre dos Peixes" (em estúdio), "Milagre dos Peixes" (ao vivo) e "Minas", além de ter participado da turnê instrumental do Som Imaginário nos anos de 1976 e 1977. Sua arte abrange também composições para cinema, teatro e balé. Nos últimos anos, Nivaldo atuou como solista com a Rio Jazz Orchestra, a Orquestra de Jazz de Curitiba, e atuou e gravou com a UFRJazz Ensemble. Em 2009, lançou o CD "Fogo e Ouro" pelo selo do SESC "Amigos no Tom". Em 2011, lançou o dvd "Nivaldo Ornelas ao vivo".
Inez Martins é formada em Piano pela Universidade Estadual do Ceará e é Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo. Estudou viola no Conservatório de Tatuí em São Paulo onde integrou a Orquestra Sinfônica Jovem dessa instituição. Participou de importantes Cursos e Oficinas de Música pelo Brasil regendo as orquestras e bandas de bolsistas nos Festivais de Itu, Curitiba e Campos do Jordão (Núcleo Bandas). Estudou regência coral com os maestros Orlando Leite, Pe. Pedro Ferreira, Carlyle Weiss, Nestor Miguel Wenholz e Marcos Júlio Sergl; regência orquestral com os maestros Eleazar de Carvalho, Dante Anzolini, Roberto Duarte e regência de banda com o maestro Dario Sotelo. Fundou e regeu a Orquestra Experimental de Cordas e a Orquestra de Cordas do NEM-UECE. Atualmente é maestrina da Orquestra de Sopros da UECE a qual também foi a sua fundadora. É professora efetiva da Universidade Estadual do Ceará onde leciona as disciplinas de Regência, Didática do Ensino de Música, Piano, Prática de Coral e Prática de Conjunto.
Amanda Nunes é graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professora de musicalização, violão, percussão e coral, tendo atuado no Ensino Infantil e Fundamental. Tem realizado também pesquisas e oficinas nas áreas de percussão vocal e corporal associadas ao canto em grupo na cidade de Fortaleza-CE, em espaços como a Escola Viva Música Viva (2010), I Encontro de Música Percussiva da UFC (2010), Encontros Universitários UFC (2011), Centro Cultural Banco do Nordeste (2011), dentre outros, trabalhando em parceria com a professora e musicista Lenina Silva. Atualmente participa do Grupo Vocal "Seios da Face" (composto apenas por vozes femininas) e do "Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada" atuando como cantora, violonista, percussionista e arranjadora (ambos os grupos são projetos de extensão da Universidade Federal do Ceará).

Nenhum comentário:

Postar um comentário