sexta-feira, 27 de abril de 2012

Defendendo o próprio Umbigo.

       O brasileiro ainda não aprendeu a escolher seus próprios governantes. A prova disso é a eleição de inúmeros candidatos que, comprovadamente, desrespeitaram os princípios da moral e da ética. O reflexo perverso da vergonhosa prática política que há anos impera no cenário nacional, ainda não foi suficiente para ensiná-los a exercerem acertadamente, o legítimo direito de cidadania.

      O Congresso Nacional, eleito para legislar a favor do povo, obviamente parece nada ver. Parece nada perceber de errado. Patriotismo e altruísmo são qualidades meio esquecidas por lá. O povo enferrujado de esperar e usando das prerrogativas que lhe assegura a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, convenceu-se mobilizar-se e enviar àquela Casa Legislativa Projeto de Lei Popular com mais de 1,6 milhões de assinaturas.  Só após uma gigantesca mobilização Nacional,  Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB - e Organizações Não Governamentais – ONG’s - obedecendo a todos os trâmites legais, procederam aos encaminhamentos, propositadamente, com mais de um ano de   antecedência da eleições 2010. Como era de se esperar, tudo ficou engavetado. Só após uma gigantesca mobilização Nacional via internet e com o apoio de um seguimento da mídia  eles não tiveram outra saída, senão aprová-lo.  O impedimento a candidatura de condenados por Colegiado de Juízes, permaneceu no texto, com direito a recorrer.  Porém, graças a “manobras”, conseguiram retirar do texto original o impedimento de candidaturas de políticos que tivessem condenações  judiciais.

Mesmo assim, o primeiro passo foi dado. Significativos ganhos foram conquistados, no entanto, ainda tem muito a ser feito. A Lei Complementar de número 135\2010 – Ficha Limpa – foi sancionada sem vetos pelo Presidente da República e de acordo com o entendimento do  Tribunal Superior Eleitoral – TSE -- terá eficácia para esse pleito.

Baturité, 30 de agosto de 2010.
Por Maninho Taveira – taveiramaninho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário